O Portal de Dados Abertos do ONS foi desenvolvido com o objetivo de tem como objetivo facilitar, melhorar, democratizar o acesso e consumo de dados históricos da operação do Sistema Interligado Nacional - SIN. Em linha com o Planejamento Estratégico para o ciclo 2022-2024 e seu objetivo estratégico ONS + Digital, o site é uma importante ferramenta para ampliar a digitalização do Operador para que o órgão se torne mais orientado a dados e se consolide como um centro de informações de valor para o setor elétrico e para a sociedade brasileira.

Seguindo as regras que classificam o conceito de dados abertos, o Portal disponibiliza dados na Internet, sem a necessidade de utilização de software proprietário para sua leitura; garante liberdade para reuso e redistribuição de dados sem restrição de divulgação; e permite que os dados estejam liberados para uso em qualquer área de atuação do usuário, seja ele uma organização comercial, governamental, grupo de pessoas ou indivíduo. O site atende ainda os oito princípios dos dados abertos: completos; primários; atuais; acessíveis; compreensíveis por máquina; não discriminatórios; não proprietários; e livres de licença.

1- Completos

Disponibilização de todos os dados públicos: aqueles que não estão sujeitos a restrições de privacidade, segurança ou privilégios de acesso.

2- Primários

Coleta de dados na fonte com o maior nível de detalhamento possível, e não de forma agregada ou modificada.

3- Atuais

Disponibilidade de dados realizada tão rapidamente quanto necessário para preservar o valor dos dados.

4- Acessíveis

Disponibilização de dados para a mais ampla gama de usuários e as mais diversas finalidades.

5- Compreensíveis por máquina

Estruturação razoável dos dados de modo a permitir o processamento automatizado.

6- Não discriminatórios

Disponibilidade de dados para todos, sem a necessidade de cadastro ou solicitação.

7- Não proprietários

Disponibilidade de dados em formato sobre o qual nenhuma organização detenha controle exclusivo.

8- Livres de Licença

Disponibilidade de dados sem nenhuma restrição de direito autoral, patente, propriedade intelectual ou segredo industrial. Restrições sensatas relacionadas à privacidade, segurança e privilégio de acesso são permitidas.

Sobre o ONS:

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a certificação internacional da edição 2021 do Great Place to Work (GPTW), o órgão tem centros de monitoramento, com equipes atuando 24 horas durante todos os dias da semana, espalhados por quatro estados: Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis. O ONS é composto por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.