EAR Diário por Bacia

Dados das grandezas de energia armazenada (EAR) em periodicidade diária por Bacias Hidro Energéticas.

A Energia Armazenada (EAR) representa a energia associada ao volume de água disponível nos reservatórios que pode ser convertido em geração na própria usina e em todas as usinas à jusante na cascata. A grandeza de EAR leva em conta nível verificado nos reservatórios na data de referência. A grandeza de EAR máxima representa a capacidade de armazenamento caso todos os reservatórios do sistema estivessem cheios. A grandeza de EAR para o subsistema à jusante considera a utilização da água do reservatório para produzir energia em uma usina à jusante que está em um subsistema diferente.

Como esses dados podem ser utilizados: os dados podem servir de insumo para estudos energéticos e projeção do custo marginal de operação. Contudo, saiba que os dados disponibilizados fazem parte de um processo de consistência recorrente e, portanto, podem ser atualizados após a sua publicação.

Qual a novidade ou história sobre esses conjuntos de dados? a EAR é uma informação de grande relevância para os estudos energéticos e que já era disponibilizada pelo ONS em uma série de produtos diários, semanais e mensais. Agora todo os dados estão sendo divulgados de forma estruturada, organizada em todas as visões.

Que empresas e instituições já utilizam esses dados? todas as empresas do setor elétrico, principalmente geradores e comercializados, já utilizam essa informação de forma rotineira.


Os dados disponibilizados fazem parte de um processo de consistência recorrente e, portanto, podem ser atualizados após a sua publicação

Dados e recursos

Informações Adicionais

Fonte
http://www.ons.org.br/paginas/energia-agora/reservatorios
Autor
ONS
Mantenedor
ONS
Versão
1.0
Última Atualização
dezembro 5, 2022, 22:04 (UTC)
Criado
abril 29, 2021, 14:40 (UTC)
Aviso Legal
Ao acessar este site e/ou utilizar as informações provenientes dele, será considerado que você aceitou os termos e condições da LICENÇA CC-BY, que permite que os reutilizadores distribuam, modifiquem, adaptem e desenvolvam o material sobre os dados, desde que seja dado o crédito apropriado ao criador(ONS) e que informe quais alterações foram feitas. Os dados são fornecidos "como estão" e apenas para fins informativos; e este conjunto de dados pode ter sua disponibilidade interrompida a qualquer momento e por qualquer motivo
Aviso Legal: Licença
http://opendefinition.org/od/2.1/pt-br
Contato
relacionamento.agentes@ons.org.br | (21) 3444-9393
Idioma
Português